O que é Yoga Adaptado? Um convite ao pertencimento
- Rodrigo Souza

- 19 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jul.
Você já se sentiu deslocado em algum ambiente? Como se aquele espaço não tivesse sido feito pra você?
Muita gente sente isso quando pensa em praticar yoga, especialmente se tem algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida.
A imagem mais comum que se tem do yoga ainda é aquela da pessoa superflexível, fazendo posturas quase impossíveis num cenário paradisíaco. Mas a verdade é que yoga não é sobre contorcionismo. Yoga é sobre presença, consciência e conexão com quem você é agora.
Yoga adaptado é exatamente isso: uma forma de tornar a prática acessível a todos os corpos, histórias e formas de se mover.

Pode-se adaptar o yoga para pessoas neurodiversas, com deficiência visual, auditiva, amputações, e, como é o caso do nosso projeto, para pessoas com mobilidade física reduzida ou que fazem uso de cadeira de rodas.
O yoga adaptado oferece variações das posturas tradicionais (Asanas), respeitando os limites e potencialidades de cada pessoa. Assim, a prática se torna segura, respeitosa, libertadora e possível.
Se você respira, você pode fazer yoga. Se você está presente no seu corpo, do seu jeito, você está praticando. E acredite: há espaço pra você nessa prática.
Nesta prática não se deve forçar o corpo a se encaixar em um molde, a proposta é ajustar a prática ao corpo real, com suas dores, forças e possibilidades.
Isso não só evita lesões como amplia a autoestima, fortalece a autonomia e cria um espaço de escuta profunda consigo e com o outro.
Qualquer movimento feito com consciência é yoga.









Comentários